jurista de mérito - Übersetzung nach russisch
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

jurista de mérito - Übersetzung nach russisch

Institutas de Gaio; Jurisconsulto Gaio; Gaio (jurista); Institutiones; Caio (jurista)

jurista de mérito      
заслуженный юрист
jurista de mérito      
заслуженный юрист
bolsa de estudos         
стипендия

Definition

ДЕ-ЮРЕ
[дэ, рэ], нареч., юр.
Юридически, формально (в отличие от де-факто).

Wikipedia

Gaio (jurisconsulto)

Caio ( /ˈɡəs/; fl. 130–180 a.C.) foi um célebre romano jurista. Os estudiosos sabem muito pouco sobre sua vida pessoal. É impossível descobrir até mesmo seu nome completo, Gaio ou Caio sendo apenas seu nome pessoal (praenomen). Como acontece com seu nome, é difícil determinar a duração de sua vida, mas é seguro presumir que ele viveu de 110 d.C. até pelo menos 179 d.C., uma vez que escreveu sobre a legislação aprovada naquela época.

A partir de evidências internas em suas obras, pode-se concluir que ele floresceu nos reinados dos imperadores Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio e Cômodo. Suas obras foram assim compostas entre os anos 130 e 180. Após sua morte, porém, seus escritos foram reconhecidos como de grande autoridade, e o imperador Teodósio II o nomeou na Lei das Citações, junto com Papiniano, Ulpiano, Herennius Modestinus e Julius Paulus Prudentissimus, como um dos cinco juristas cujas opiniões deviam ser seguidas pelos oficiais de justiça na decisão dos casos. As obras desses juristas, portanto, tornaram-se as fontes mais importantes do direito romano.

Além das Institutas, que são uma exposição completa dos elementos do direito romano, Gaio foi o autor de um tratado sobre os Editos dos Magistrados, Comentários sobre as Doze Tábuas e sobre a importante Lex Papia Poppaea, e várias outras obras. Seu interesse pelas antiguidades do direito romano é evidente e, por essa razão, sua obra é muito valiosa. Nas disputas entre as duas escolas de juristas romanos, ele geralmente se ligava à dos sabinianos, que se dizia serem seguidores de Ateius Capito, de cuja vida temos algum relato nos Anais de Tácito, e para defender uma adesão estrita, tanto quanto possível, às regras antigas e para resistir à inovação. Muitas citações das obras de Gaio aparecem no Digest, criado por Triboniano sob a direção de Justiniano I, e assim adquiriu um lugar permanente no sistema de direito romano; ao passo que uma comparação das institutas de Justiniano com os de Gaio mostra que todo o método e arranjo da obra posterior foram copiados dos anteriores, e muitas passagens são iguais, palavra por palavra. O Digest e as Institutas de Justiniano fazem parte do Corpus Juris Civilis. Provavelmente, durante a maior parte do período de três séculos decorrido entre Gaio e Justiniano, suas institutas foram o livro-texto familiar para todos os estudantes de direito romano.